sábado, junho 21, 2008

Projeto Família Santa Clara



PROJETO FAMÍLIA SANTA CLARA


PROJETO ELABORADO por Daniele Gall -

Orientação: Profa. Rianelli


* Quem Somos:
O Projeto Família Santa Clara é a concretização do sonho de construção de uma grande família. Uma família que substituísse abrigos frios e impessoais, famílias desestruturadas e instituições depósitos, onde não existem propostas de educação e formação do ser.
É o que somos: uma grande família que se abre e abraça crianças, adolescentes e jovens que a vida e/ou a sociedade abandonou. Uma família que abraça e acolhe quem dela precisa, vindo das ruas, encaminhado pela Justiça ou como conseqüência da exclusão social.

A Família Santa Clara é uma família de verdade, com a rotina de uma família comum, em uma casa grande, mas comum, em um sítio com portões abertos para a vida e onde o apoio, a educação e o amor são fundamentais.

Uma família nuclear – pai, mãe, filhos biológicos – vivendo todos os momentos com os filhos que, pelos mais diferentes motivos, chegam à família. O olhar e cuidar cada um como um, a criação de laços fortes, a construção de um sonho e a luta por realizá-lo, oportunidades iguais e força para impulsionar o futuro, fatores essenciais para a reestruturação emocional, recuperação da esperança e elevação da auto-estima.

Nosso dia-a-dia é construído através da educação. Além da escola formal, nossas crianças, adolescentes e jovens participam de diversas oficinas como apoio escolar, biblioteca, produção de texto e de leitura, agricultura, costura, artesanato, informática, música, percussão, dança, capoeira, educação física, escolinha de futebol e escolinha de vôlei

*Como tudo aconteceu:

Iniciado em 1987, nosso projeto mudou a história de mais de 95% das mais de 1000 crianças e jovens que aqui chegaram. A grande maioria assumiu a família Santa Clara e nela cresce de forma saudável, com dignidade, respeito e amor!
Muitos deles foram reintegrados à sua família de origem, tendo o seu processo de readaptação devidamente acompanhado. Outros continuam conosco, agora trabalhando no projeto, vivenciando sua primeira experiência profissional.
Todas as crianças e jovens atendidas pelo projeto Santa Clara freqüentam a escola, do Jardim de Infância à Universidade.

Alguns de nossos jovens já fizeram cursos universitários, outros estão cursando Relações Internacionais, Economia (UERJ), Psicologia, Enfermagem e Letras.
Os que terminaram a universidade , já estão no mercado de trabalho formal e conduzem bem sua vida independente, sua vida cidadã. Alguns já construíram sua própria família...

* Depoimento

Silvana Rodrigues

Aos 4 (quatro) anos de idade minha mãe me colocou na instituição Santa Clara. No início acredito que foi muito difícil eu não me lembro muito bem, mas quando tinha festas como dia das mães, páscoa, natal.. eu ficava esperando por ela e muita das vezes ela não vinha o que era muito triste, são vagas e poucas as lembranças que tenho da minha infância mas recordo também que ficava muito feliz quando minha mãe vinha me ver. O tempo passava e eu me acostumei com suas presenças e ausências e aprendi a gostar das pessoas que estavam ao meu redor todos os dias. Com 16 (dezesseis) para 17 (dezessete) anos ela resolveu levar eu e meus irmãos embora pois já tinha uma condição melhor, ou seja, que dava para cuidar da gente, meus irmãos aceitaram e eu não. Ela ficou muito triste mas eu não tinha nenhuma relação de mãe e filha ou até mesmo de amiga para morar com ela. Meus irmãos também queriam que eu fosse pois sempre fui amiga deles mas enfim fiquei. Senti muita falta deles no início pois a vida toda eles estavam ao meu lado e agora seria apenas eu. Não perdi os meus irmãos, nem minha mãe, depois que ela os levou nunca mais veio me ver, porém eu fui vê-la sempre que posso estou com eles e me sinto feliz assim com essa escolha que eu mesma fiz.

O que significa Santa Clara para mim.

Uma família, ou melhor, minha família, onde pude construir minha “história”, escolher minhas amizades, conhecer meus defeitos e qualidades. Foi com a Tia Eliete e com o Tio Cícero que aprendi que família é a base de tudo na vida, com eles pude discriminar o certo do errado, respeitar e ser respeitada e aprendi a conviver com as diferença, o que foi muito importante. Hoje com 22 anos faço faculdade de psicologia na Estácio- Akxe e ajudo a cuidar das crianças mais novas passando tudo o que eu aprendi com eles: respeito, carinho, amor e solidariedade." - Silvana Rodrigues
* Trabalho Voluntário:
Voluntariado é um ato do coração e uma virtude cívica.
Toda pessoa tem capacidades, talentos e dons que podem ser compartilhados. A ação cidadã para o bem comum está na base de uma sociedade mais participativa e responsável.
Existem muitas maneiras de agir voluntariamente, de contribuir, de compartilhar experiências e muitas oportunidades de doar aquilo que se tem de melhor: a solidariedade.
Transforme seu desejo de participar em ação. Aja com seu coração.
Seja um voluntário.
O que cada um faz bem pode fazer bem a alguém. Dedique um pouco do seu tempo a nossas crianças. Veja como você pode ajudar:
Apoio voluntário na sua área de atuação. Precisamos de profissionais como dentistas, médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, cabeleireiros, instrutores para oficinas de música e artesanato, entre outros.
Passe algumas horas com nossas crianças. Você pode brincar, ler, ensinar ou criar usa própria atividade.
Leve algumas crianças para passear. O convívio com a sociedade, sua cultura e seus costumes é fundamental para o desenvolvimento de nossa família.
Voluntariado é compromisso
Mesmo que seja por algumas poucas horas por semana, seu trabalho voluntário será esperado e fará parte de um trabalho maior, que é o Projeto Santa Clara. Assumir, mesmo que uma pequena parte desse projeto, é um enorme compromisso.